aaaaaaaaaaaaaa

Biblioteca Nacional da Áustria - Mais de 12,2 milhões de objetos

Biblioteca Nacional da Alemanha

A Biblioteca Nacional Alemã mantém relações de cooperação tanto nacional como internacional. 

É responsável pela edição e descrição bibliográfica das gravações de música.

A Biblioteca Nacional da Alemanha possui parceiras de trabalho de normatização alemã, além de ser um participante importante no desenvolvimento de padrões internacionais.

A biblioteca tem a tarefa de tornar transparente todas as publicações alemãs e de língua alemã de 1913, publicados no exterior, e as traduções de obras alemãs publicados entre 1933 e 1945, incluindo, as obras provenientes de emigrantes de língua alemã. É igualmente responsável de cuidar de forma permanente, dos arquivos e bibliográficas disponíveis para o público.


A Biblioteca Nacional da Alemanha, além de ser uma instituição federal de direito público, possui diversas incumbências:

É responsável por administrar os fundos fornecidos anualmente pelo orçamento do Ministro de Estado da Cultura e dos Meios de Comunicação Social, que  ascendem a cerca de 51 milhões de euros. A Biblioteca Nacional Alemã tem várias instituições antecessoras: em 1912, a biblioteca alemã foi fundada em Leipzig, em 1946, na Biblioteca Alemã de Frankfurt am Main. Desde 1970, o German Music Archive, fundado em Berlim, faz parte da Biblioteca Nacional Alemã e, desde dezembro de 2010, está baseado em Leipzig. Ademais, é responsável pela edição e descrição bibliográfica das gravações de música. Com a reunificação da Alemanha, essas instituições foram combinadas para formar uma instituição global, que em 2006, recebeu um extenso mandato legal e um novo nome: Deutsche Nationalbibliothek.

Em relação ao arquivamento e uso são realizados em ambos os locais:

A edição de mídia é feita por divisão de trabalho e pontos focais. No caso, Leipzig abriga o Museu Alemão de Livros e Escritos, o Arquivo de Música Alemã , a Coleção de Literatura do Exílio de 1933 a 1945 e a Biblioteca de Anne Frank Shoah. A localização da Biblioteca Nacional Alemã em Frankfurt é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de informação e comunicação; isso inclui a configuração e o gerenciamento do banco de dados central. Ele lida com a produção, marketing e distribuição de serviços bibliográficos nacionais. O total de participações da Biblioteca Nacional Alemã no início de 2018 foi de cerca de 34,2 milhões de unidades.

Assista ao vídeo/palestra (legenda): "E-Mídias na biblioteca pública de Bremen", em que a bibliotecária Inge Emskötter apresenta um relato prático a partir da perspectiva da diretoria de aquisições de uma biblioteca pública de uma grande cidade alemã. Inge é diretora de mídias da Biblioteca Pública de Bremen e também aborda, entre outros assuntos, as mídias digitais como estímulo para a leitura".


Assista ao vídeo/palestra (legenda): "Um livro é um livro: direitos iguais para o impresso e o digital", apresentado por Barbara Schleihagen, gerente da Associação Alemã de Bibliotecas, que apresentou de suas experiências de obras impressas e digitais nas bibliotecas da Alemanha e do mundo.


Assista ao vídeo/Discussão Plenária 1 (legenda): "Barbara Schleihagen e Gilles Colleu respondem às perguntas dos participantes do 7º Colóquio de Bibliotecas Digitais – Alemanha, França e Brasil, evento realizado em setembro de 2015, no Sesc Bom Retiro. Com mediação de Regina dos Anjos Fazoli".


Para saber mais, e quais foram os autores e as fontes utilizadas, acessar referências bibliográficas:

texto/artigo foi adaptado por Roberto DoZZe - Agência de Marketing Digital Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “Os Maiores Sites de Informações e Notícias do Mundo Contemporâneo”. É possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, na medida em que se encontram, disponível em Biblioteca Nacional da Alemanha. Imagem: Wikipedia.  O Vídeo está disponível em  Canal YouTube: Sesc São Paulo. Título: "E-Mídias na biblioteca pública de Bremen", apresentado por Inge Emskötter, "Um livro é um livro: direitos iguais para o impresso e o digital", apresentado por Barbara Schleihagen, e a  "Discussão Plenária 1" com  Barbara Schleihagen e Gilles Colleu. Após assistir aos vídeos no Canal Sesc São Paulo, existe a opção de clicar no botão inscrever-se, ativar o “sininho” para ser notificado das novidades, e se tornar um membro oficial do Canal. Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.