Digitalização da Biblioteca do Vaticano. Canal YouTube: João Santos e Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Digitalização da Biblioteca do Vaticano. Canal YouTube: João Santos e Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
O DigiVatLib é um serviço de biblioteca digital gratuito da Biblioteca do Vaticano. O serviço fornece acesso às coleções digitalizadas, a exemplos: manuscritos, incunábulos, materiais de arquivo e inventários, além de materiais gráficos, moedas e medalhas, materiais impressos (projetos especiais). Sua tecnologia é firmada na International Image Interoperability Framework (IIIF), tornando os materiais digitais facilmente acessíveis e utilizáveis. O DigiVatLib fornece recursos e funções de exibição, entre esses, o visualizador que pode ampliar navegar e virar as páginas das imagens JPEG2000, além de permitir que os estudiosos comparem objetos digitais de diferentes repositórios, com descrições e referências bibliográficas dos catálogos online indexadas e vinculadas a materiais digitais. A navegação guiada ('pesquisa facetada') utiliza elementos de metadados para restringir ou refinar consultas. Fonte: Linkedin. Para saber mais: Vaticano News e Biblioteca do Vaticano.
Site Oficial da Biblioteca do Vaticano |
Coleções Digitais/Todas as Coleções/Acessar Links
Manuscritos Selecionados - Número de manuscritos digitalizados: 19009
Materiais Impressos - Projetos Especiais - Número de materiais impressos digitalizados: 799
Materiais Visuais - Número de materiais visuais digitalizados: 1848
Moedas e Medalhas - Número de moedas e medalhas digitalizadas: 712
Arquivos - Número de arquivos digitalizados: 249
O vídeo a seguir é sobre a Biblioteca do Vaticano (Português/Portugal), uma das bibliotecas mais antigas e belas do mundo. Entrevista com Dom José Tolentino Mendonça. Canal YouTube: João dos Santos.
O vídeo a seguir é uma Intervenção do bibliotecário e arquivista da Santa Sé na Capela do Rato, Dom José Tolentino Mendonça, em Lisboa, publicado no dia 16 de maio de 2019. Canal YouTube: Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Para saber mais, e quais foram as fontes utilizadas, acessar referências bibliográficas:
O texto/artigo foi adaptado por Roberto DoZZe - Agência de Marketing Digital Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “Os Maiores Sites de Informações e Notícias do Mundo Contemporâneo”. Este texto foi conciliado pelo site LanguageTool (Software de revisão), Dicionário de Sinônimos Online, Corretor Ortográfico Microsoft Word e, a Edição Eletrônica do Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 7.0. 5ª. Edição do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. ©2010 by Regis Ltda. Para saber mais: Home: https://digi.vatlib.it/ e Coleções Digitais: https://lnkd.in/d9amvWH.
Post a Comment