Biblioteca Nacional Central de Roma - O novo complexo arquitetônico.
Biblioteca Nacional Central de Roma.
O novo complexo arquitetônico.
As barreiras arquitetônicas foram completamente eliminadas.
A Biblioteca Nacional Central de Roma foi inaugurada 14 março de 1876 em uma ala da monumental do século XVI Palazzo del Collegio Romano:
A sede da Biblioteca Secreta ou Major dos Jesuítas, formou o núcleo original da nova instituição, no lugar em que, foram adicionados os manuscritos de 69 bibliotecas monásticas dedicadas ao Reino da Itália após a supressão das ordens religiosas em Roma, no ano de 1873. Importante observar, que cem anos mais tarde, a biblioteca foi transferida para as novas instalações, dentro da área arqueológica da área de Castro Pretorio, entre o campus e Estação Termini, projetada pelos arquitetos Massimo Castellazzi, Tullio Dell'Anese e Annibale Vitellozzi.
O novo complexo arquitetônico, construído de concreto armado, vidro e alumínio para uma área de mais de 50.000 metros quadrados, foi inaugurado em 31 de janeiro de 1975:
É dividido em quatro corpos: o depósito de livros que se desenvolve em dez andares; os escritórios, átrio e espaços de exposição ocupando um prédio de cinco andares; a sala de conferências como uma estrutura em si; salas de leitura em um único andar, atravessadas por uma grande galeria central.
Os espaços interiores para o público foram recentemente renovados de acordo com os novos requisitos de uma moderna estrutura de biblioteca:
As barreiras arquitetônicas foram completamente eliminadas. A realização do projeto, que favoreceu elementos curvilíneos e materiais de última geração, multiplicou os pontos de distribuição dos livros; as salas de leitura foram ampliadas e organizadas em áreas temáticas; criou novas salas para reuniões e seminários, uma livraria e uma lanchonete; reorganizou os jardins interiores. O espaço externo também foi reorganizado com a construção de um anfiteatro e uma estrada de acesso mais fácil, iluminada por lâmpadas de rua.
Assista ao vídeo sobre a Biblioteca Central Nacional:
A Biblioteca Central Nacional de Roma recolhe e conserva toda a produção editorial italiana. Também documenta a cultura estrangeira, com particular atenção à difusão da cultura italiana no mundo. Oferece aos utilizadores o serviço de leitura, empréstimo, reproduções, informação bibliográfica, bem como uma livraria, uma cafetaria e estacionamento interno e acesso a deficientes. Organiza e hospeda exposições, conferências e vários eventos culturais.
Biblioteca:
- Colecções
- Salas de leitura
- Monografias
- Periódicos
- Jornais
- Coleções Especiais
- Manuscritos e Raros
- Centro Nacional para o Estudo do Manuscrito
- Tese de doutorado
- Publicações menores
Manuscritos Raros:
- Bibliografia sintética
- Manuscritos, autógrafos e coleções Arquivos e correspondências
- Incunábulos
- Livro antigo
Para saber mais, e quais foram os autores e as fontes utilizadas, acessar referências bibliográficas:
O texto/artigo foi adaptado por Roberto DoZZe - Agência de Marketing Digital Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “Os Maiores Sites de Informações e Notícias do Mundo Contemporâneo”. É possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, na medida em que se encontram, disponível em Biblioteca Nacional Central de Roma. Imagem: Wikipedia. Assista ao vídeo disponível em Canal YouTube: MiBACT. Título: Biblioteca Nazionale Centrale Roma. Após assistir ao vídeo, existe a opção de clicar no botão inscrever-se, ativar o “sininho” para ser notificado das novidades, e se tornar um membro oficial do Canal. Acesso em: 27 de fevereiro de 2019.
Post a Comment